12 de dez. de 2007

CENTRO DE DIA DE ALAGOA

O Centro de Dia de Alagoa, tem sede na antiga Casa do Povo da referida localidade e é neste local que funciona há treze anos, desde que este deixou de estar adstrito às valências antes associadas a uma “Casa do Povo”.
O espaço em questão é constituído por: recepção/gabinete; cozinha; refeitório; uma sala de estar (com televisão); casa de banho de senhoras; casa de banho de senhores; uma sala ampla que dispõe de um palco, um camarim e de casas de banho.

A equipa que trabalha no Centro de Dia de Alagoa é constituída por: uma encarregada que gere a instituição a todos os níveis – financeiramente, administrativamente, distribuição de tarefas; uma cozinheira; duas auxiliares gerais – que se ocupam do apoio domiciliário bem como apoiam na distribuição da alimentação e nas limpezas do Centro; uma auxiliar de centro de dia – desenvolve o contacto mais directo, a todos os níveis, com os utentes que frequentam o Centro de Dia. O Centro de Dia, desenvolve duas funções (embora se unifiquem em torno do mesmo objectivo – auxilio a quem necessita) distintas: por um lado, recebe diariamente 17 idosos em serviço de centro de dia, ou seja, pessoas que todos os dias afluem à instituição pela manhã (a maior parte delas faz essa deslocação no veículo do Centro de Dia, regressando ao fim do dia da mesma forma), onde lhes é, ao longo do dia, assegurado todas as refeições, acompanhamento ao nível das necessidades diárias (medicamentos a horas, apoio higiénico, auxilio para ir a casa de banho quando necessário) e um espaço (uma sala) com condições de higiene e conforto onde podem, em segurança, conviver, descansar ou realizar algumas actividades do interesse de cada um (fazer renda, ler, etc.).

Existe igualmente um pequeno espaço exterior onde alguns vão gerindo uma pequena horta - plantando alguns legumes, regando, etc..
Porque se trata de um Centro de Dia e não de um Lar, os referidos idosos, findo o jantar regressam a suas casas; por outro lado, o Centro de Dia de Alagoa presta igualmente apoio domiciliário a quinze pessoas. Deste grupo, a maioria são idosos que por não serem viúvos ainda querem vivenciar no seu próprio espaço, existindo contudo alguns que (segundo a Dª Conceição – encarregada da instituição) apesar de manifestamente já não terem autonomia para cuidar e manter de uma casa ou manterem-se nela sozinhos, preferem (por teimosia, orgulho) não frequentar activamente o Centro de Dia. Do grupo de quinze, há uma minoria que se mantém em casa por estar acamada, uma vez que o Centro de Dia não dispõe nas suas infra-estruturas de quartos onde se possam deitar. Ao nível do apoio domiciliário a instituição em causa desenvolve o seu acompanhamento deslocando-se diariamente a casa dos utentes – pela manhã ajudando os utentes na sua higiene pessoal e deixando-lhes o pequeno-almoço, por volta do meio dia, para lhes deixar o almoço e também o lanche (a seguir ao almoço e após toda a distribuição, passam novamente em casa dos utentes recolhendo a loiça suja que é lavada no Centro de Dia) e novamente à noite para lhes levar o jantar (metodologia igual à do almoço para recolha da loiça suja).
O Centro de Dia presta ainda, nos casos em que se justifica, um serviço que é comum aos utentes em centro de dia e aos utentes em apoio domiciliário - a todos aqueles que necessitam, é assegurada, uma vez por semana, a limpeza de suas casas.
Os recursos financeiros que permitem o desenvolvimento deste trabalho, provêm dos utentes e da segurança social. Os utentes em centro de dia contribuem com 50% das suas pensões/reformas, os utentes em apoio domiciliário contribuem com 60% das suas pensões/reformas. Quanto à Segurança Social, o protocolo existente entre ambas as partes abrange 20 utentes em centro de dia, querendo isto dizer que a Segurança Social apoia, a este nível, um máximo de 20 utentes reservando-se ao direito de, proporcionalmente, adequar o referido apoio caso o número de utentes seja menos que vinte e não tendo a obrigação de o ajustar caso o número de utentes supere os 20. Relativamente ao apoio domiciliário, a contribuição da Segurança Social varia de acordo com o serviço prestado. Até ao ano lectivo anterior, funcionava também na instituição um ATL destinado às crianças, que entretanto deixou de existir, uma vez que esta valência visava ocupar o espaço de tempo desde então preenchido pelos “prolongamentos” que passaram a existir no ensino básico. Contudo, o Centro de Dia, mantém actualmente uma cooperação com a escola básica de Alagoa, servindo diariamente o almoço a 17 alunos da mesma.
No âmbito do nosso projecto, resta ainda referir que os utentes do Centro de Dia de Alagoa nunca usufruíram na instituição de qualquer actividade ou animação a eles destinada.

Nenhum comentário: