26 de dez. de 2007

O dia-a-dia dos idosos

Ao longo destas últimas semanas visitámos o centro de dia da Alagoa, conversámos com idosos e funcionárias, participámos na festa de natal da instituição e foi-nos possível avaliar a situação desta. Deparámo-nos com a maioria dos idosos com muitos problemas a nível motor, têm dificuldade a movimentarem-se sozinhos e aqueles que são independentes passam pouco tempo na instituição, aliás na maioria das vezes vão apenas ao centro para fazerem as refeições.[1]

Relativamente aos idosos dependentes e semi-dependentes, que estão todo o dia na instituição, passam todo o dia sentados a ver televisão, a dormir e muitas das vezes apenas a pensar. São poucos os que saem para ir dar um passeio ou apenas andar um pouco e nesta altura do ano ainda se movimentam menos. Em relação aos idosos que usufruem do apoio ao domiciliário, e ao contrário do que pensávamos, também têm muitos problemas principalmente ao nível físico e alguns até se encontram acamados.
Nesta instituição um dos poucos momentos lúdico que têm é a festa de natal, deste modo não poderíamos deixar de estar presentes. Esta consistiu na realização de uma missa, um baile e um lanche convívio. Não são muitos os idosos que podem dançar, mas aqueles que o fazem é com muita alegria e mesmo quem estava apenas a observar estava feliz com aquele momento.
Para além do que foi referido anteriormente, notámos também um sentimento de solidão por parte dos idosos e algum distanciamento relativamente à comunidade. Deste modo o projecto tem como objectivo principal combater essa solidão, promovendo a socialização entre os idosos e outras pessoas, que poderão ser crianças, jovens e até mesmo idosos de outras instituições.
[1] Os idosos podem-se considerar: - Dependentes (os que necessitam de apoio vital), semi-dependentes (os que necessitam de cuidados pessoais e de enfermagem), autónomos (os que necessitam de supervisão próxima), independentes com ajuda ou independentes.

Nenhum comentário: