21 de jan. de 2008

Avaliação do Projecto

1º Dia

Sexta-feira, dia 18 de Janeiro de 2008

“Entre gerações”

Actividade:

Actuação das crianças da Escola Primária e do Jardim de Infância (quatro canções).

Pontos positivos: As crianças proporcionaram aos idosos um momento lúdico. Enquanto as crianças cantavam também faziam gestos, alguns idosos procuraram acompanhá-los, copiando-os. Este foi um momento alegre e divertido.

Actividades em paralelo: Jogos tradicionais e trabalhos manuais (moinhos de vento e flores de papel) elaborados pelos idosos em conjunto com as crianças.

Jogo do Burro

Corrida de sacos
Latas

Moinhos de Vento

Flores de papel

Em relação aos trabalhos manuais, como a maior parte dos utentes não se desloca com facilidade, devido à falta de mobilidade, pedimos às crianças que fossem para junto destes e em conjunto elaborassem as flores e os moinhos de vento, promovendo assim a interração destas duas gerações.

No fim das actividades ainda tivemos oportunidade de ver alguns idosos juntarem-se para jogar as cartas.

Pontos positivos: A interacção entre as crianças e os idosos foi muio proveitosa, pois conseguimos incentivar os idosos a participar nos jogos tradicionais (grupos formados por idosos e crianças), nomeadamente no burro, latas (conseguimos através deste jogos desenvolver a cordenação e a concentração) e sacas, neste último os idosos apenas apoiavam as crianças.

Pontos negativos: Verificámos que um número menor de crianças teria sido mais apropriado, pois o elevado número de crianças provocou alguma instabilidade (barulho e movimentação excessivos) para os utentes que estão habituados a um ambiente sossegado. Apesar disso, a interacção entre os idosos e as crianças foi bem sucedida e podemos até dizer que para além dos nossos objectivos serem alcançados, também foram superados.

2º Dia

Sábado, dia 19 de Janeiro de 2008

“Partilha de saberes e experiências”

Actividade: Palestra com os utentes e responsáveis do Centro Social do Pego e mostra de alguns dos artefactos que estes produzem.

Pontos positivos: Com esta actividade criou-se um ambiente de partilha de saberes entre os os utentes do Centro de dia da Alagoa e os idosos do Centro Social do Pego, tiveram oportunidade de partilhar entre si várias experiências e expressar-se (houve quem canta-se, por exemplo). O animador que acompanhou os utentes do Centro Social do Pego projectou algumas fotos de actividades feitas no Centro e deixou com a Vice Presidente o boletim/jornal do Centro Social. Alguns artefactos foram passados de mão em mão e alguns idosos explicaram a evolução do objecto/como é que aquele objecto tinha sido elaborado.
Verificámos que as conversas e as mostras dos artefactos feitos pelos idosos e com a ajuda dos técnicos do Centro Social do Pego, suscitaram curiosidade e interesse por parte dos utentes do Centro de dia da Alagoa, que demostraram vontade em conhecer as instalações do Centro de dia do Pego, bem como aquilo que lá fazem.

O exemplo que mostrámos tornou-se muito positivo, no sentido em que os idosos perceberam que podiam fazer algo, em vez de passarem todo o tempo sentados à espera que mais um dia chegue ao fim.

Idosos e funcionários ouviram atentamente os utentes, técnicos, animador e representantes da Idosos e funcionários do Centro de Dia da Alagoa ouviram atentamente o presidente, os técnicos e os utentes do Centro Social do Pego e admiraram o trabalho que desenvolvem lá no Centro do Pego. Este tornou-se num exemplo a seguir e acreditamos que tanto os idosos como funcionários e membros da direcção do Centro de Dia da Alagoa ficaram com vontade de dar, de algum modo, seguimento ao nosso projecto, desenvolvendo com os utentes algumas actividades simples.

"Conversas à lareira"

Actividade: Conversas à "lareira" com alguns familiares dos utentes.

Pontos positivos: A partilha/relato de algumas das histórias dos tempos passados dos utentes por parte dos seus familiares com o público, fez despoletar alguns sentimentos de alegria, entusiasmo, recordação e algumas das vezes tristeza. Esta actividade foi muito importante para os utentes da instituição e para as respectivas famílias, proporcionando-se um momento de emoções e demontrações de carinho.

Utilizámos para esta actividade uma sala do Centro de dia mais pequena que o salão e esse facto contribuiu para que o ambiente se tornásse mais acolhedor e informal, permitindo assim uma maior abertura à conversa.

“Música e Ritmo”

Actividade:
Actuação do Rancho folclórico dos Fortios.

Pontos positivos: De entre as várias actividades que proporcionámos aos idosos, esta foi a actividade que melhor se enquadrou para um "final em grande". Com esta actividade conseguimos recriar um ambiente alegre e dinâmico, onde toda a comunidade se pôde divertir e conviver.

Conclusões
Conseguimos perceber de várias formas que os idosos tinham ficado muito entusiasmados e felizes com aquilo que lhes tinhamos preparado, o que foi para nós muito gratificante.
Foram feitos alguns comentários por parte da direcção, funcionários, utentes e comunidade que nos fizeram ver até que ponto a nossa interevenção tinha sido importante. Conseguimos perceber que tinhamos deixado uma pequena semente que certamente irá crescer e que este projecto foi uma pequena rampa de lançamento para que se comecem a desenvolver pequenos trabalhos com os utentes.
Este projecto foi algo inovador para o Centro de Dia da Alagoa; e com ele crescemos e rimos. Os objectivos gerais e especificos do projecto foram superados assim como os objectivos de cada actividade. Os horários foram cumpridos.
E para terminar agradecemos a todas as pessoas que nos ajudaram a pôr em pé este Projecto. Agadecemos aos utentes do Centro de Dia por nos terem recebido de braços abertos e por terem participado com entusiasmo nas nossas actividades (para conseguir que isso acontecesse tivemos de os preparar e dialogar muito com eles). De certo que todos nós aprendemos algo nestes dois dias.

Nenhum comentário: