22 de jan. de 2008

O Projecto

O projecto “A Idade da Sabedoria - recordar o passado, vivendo o presente” foi implementado no Centro de dia da Alagoa, nos dias 18 e 19 de Janeiro de 2008

Pode dizer-se que a terceira idade é o momento mais alto da maturidade, pois os idosos têm uma grande experiência e sabedoria. Merecem respeito, devem ser valorizados e é neste contexto que surge o nosso projecto.

Com a chegada da velhice é importante que os idosos não se fechem no mundo e não se deixem vencer pelos problemas e pelas preocupações. Estes continuam a ser pessoas com necessidades e motivações, devem por isso aceitar esta nova fase da vida com optimismo. Nós, futuros animadores socioculturais, temos um grande papel nesse sentido; ao planearmos actividades que vão ao encontro das necessidades estamos a contribuir para melhorar a qualidade de vida.

Nesta etapa da vida verifica-se a necessidade de um maior apoio por parte das famílias, pois alguns idosos ficam debilitados a vários níveis e já não conseguem realizar sozinhos algumas tarefas. No entanto, diminui a disponibilidade e em alguns casos a disposição para tomar conta dos pais, sogros, avós, maridos ou esposas. Estes não conseguem sozinhos encontrar soluções para os problemas que vão aparecendo e surge a necessidade de colocar os idosos em lares ou centros de dia. Por vezes as famílias não dão a devida atenção aos seus familiares e as instituições não conseguem muitas vezes dar resposta às necessidades de carinho, afecto e atenção.

A evolução dos tempos trouxe alguns problemas para os indivíduos que vivem actualmente. Evidenciou transformações sem precedentes, no que diz respeito às relações existentes entre a sociedade e o grupo da terceira idade. Neste caso em particular existe um grande distanciamento entre os idosos e a comunidade local.

Envelhecer não é grave, o que se pode tornar grave são as consequências que essa nova fase pode trazer; a inactividade, a solidão levam ao desalento e ao desinteresse pela vida e por isso é necessário motivar os idosos para que sejam mais activos. Podemos mostrar-lhes que ainda são úteis fazendo com eles pequenos trabalhos simples.

A solidão é um dos maiores inimigos do Homem e pode causar muitas doenças e distúrbios psíquicos. Sentir-se só, fragiliza, deprime e entristece, por isso é muito importante para nós que estas pessoas não se sintam sozinhas, pois o principal problema não é tanto o viver só, mas sentir-se só.
Relativamente ao projecto, foi necessário conhecer os idosos, conhecer as suas necessidades para saber quais as actividades mais apropriadas para estes. Passamos algum tempo com os utentes do centro de dia e as conversas que tivemos com eles e com as funcionárias que lá trabalham foram deveras importantes para a elaboração deste projecto.

O indivíduo ao entrar na idade da velhice tem, por vezes, uma certa decadência a nível psicológico, afastando-se de tudo e de todos. Pelo contrário, pensamos que o indivíduo devia continuar a interagir e a relacionar-se com os outros e não cair na decadência.

Na vida do idoso dá-se uma progressiva passagem da fase da autonomia para fase da dependência e inactividade, para combater esses problemas são necessárias actividades lúdicas. Todo este processo pressupõe e implica a presença e a dinâmica de um Animador Sociocultural, que vise a promoção e o desenvolvimento destas actividades, organizando e dinamizando o tempo e o espaço, através da interacção com este grupo.

Em conclusão, o que nós procuramos é dinamizar o tempo dos idosos, favorecer o contacto com outras pessoas promovendo a socialização, que os idosos sejam mais activos e que tenham orgulho de serem idosos.

Nenhum comentário: