19 de jan. de 2008

Realização do projecto

De acordo com o programa elaborado e publicitado começámos no dia 18 a implementação do projecto no terreno. Como recta final da fase de preparação, ocupámos a manhã com os últimos preparativos, terminámos a decoração e conversámos com os idosos sobre o que iria acontecer e qual a importância de participarem.

A primeira actividade de sexta-feira foi a actuação dos meninos da escola primária e da creche, à qual os idosos ouviram com atenção e alegria. Após a actuação houve um lanche convívio, um pequeno intervalo a que se seguiram mais actividades: os jogos tradicionais, confecção de moinhos e flores de papel. Tentámos motivar a interacção entre os idosos e as crianças e esse objectivo foi alcançado, juntos jogaram alguns jogos, no jogo das sacas idosos torciam pelos mais novos, os idosos que no dia anterior tinham aprendido a fazer flores de papel ensinaram as crianças com grande entusiasmo. Crianças e idosos que tantas vezes tinham estado juntos no mesmo local, mas agora estavam mais próximos, riam juntos e respeitavam-se mais.
No sábado o dia iniciou-se com a palestra, podemos dizer que foi muito importante a presença do Centro Social do Pego, não só por mostrarem os artefactos realizados na instituição, mas também pelos testemunhos que foram dados pelo animador, membros da direcção e principalmente pelos idosos. Estes emocionaram utentes e funcionários do Centro de Dia, mostraram que é possível serem idosos activos e nunca podem desistir de viver. Em relação aos artefactos, uma funcionária explicou como se faziam alguns, uma idosa fez uma pequena demonstração e alguns dos utentes do Centro de Dia da Alagoa até experimentaram. No fim desta actividade, idosos e funcionários dos diferentes centros ainda trocavam experiências e já imaginavam uma futura visita ao Centro Social do Pego.
A segunda actividade de sábado, “Conversas à lareira”, foi um momento verdadeiramente emocionante, com uma mistura de sentimentos de alegria e tristeza. Apareceram filhos, sobrinhos e até netos, que contaram histórias, deram testemunhos e emocionaram os idosos, as restantes famílias e até nós. Os idosos adoraram ter os seus familiares ali ao lado, a dar atenção e a demonstrar o quanto os admiravam. Nós incentivámos para que estas “Conversas à lareira” continuassem, pois não há maior alegria para os idosos do que terem as suas famílias a dar atenção.
A última actividade, foi o finalizar de um projecto que nos surpreendeu pela positiva, apareceram muitas pessoas da aldeia, o Rancho Folclórico dos Fortios fez uma óptima actuação e os idosos participaram como puderam. No fim, só existia um sentimento de satisfação e saudade, pois para estas pessoas estes dois dias poderiam continuar por muito mais tempo.

Um comentário:

Anônimo disse...

Boa Tarde: adorei este projecto deste lar em juntar as crianças e os idosos. fizeram me essa proposta para entregar um projecto segunda feira ( 29 de junho de 2009). Agradecia que me enviassem algumas actividade spara o seguinte email: sofia_duff@hotmail.com

Obrigada